sábado, 2 de julho de 2011

4ª Jornada de EXtensão da UEMA - JOEX


Prezados Docentes, Discentes e Amigos blogueiros

Com muita satisfação que informo a todos e todas, que na a 4ª Jornada de EXtensão da UEMA - JOEX, realizada em São Luís, no período de 14 a 16 de junho, o CESI/UEMA se fez presente com 12 muito bons trabalhos de EXTENSÃO, de Alunos Bolsistas sob a Coordenação de docentes nossos.
Os trabalhos receberam prêmios em cinco categorias que nomino abaio:
Foram premiados 5 (cinco) projetos e os demais bastante elogiados pelos avaliadores. Os projetos premiados foram:
Educação
1. Bolsista: Daniela Leite Cardoso
Orientador: Ronaldo dos Santos Barbosa
Projeto: "Alfabetização Cartográfica de professores de geografia do Ensino Fundamental."

2. Bolsista: Silvany Alves de Sousa
Orientador: Jorge Diniz de Oliveira
Projeto: "Ensino de Química aplicado a alunos Surdos do 9º ano da Escola Governador Archer: uma interação mediada a Linguagem de Sinais e outras formas de Comunicação Visual."

Meio Ambiente
3. Bolsista: Melise da Silva Lopes
Orientador: Vera Lúcia
Projeto: "Validação do Processo de Higienização e Capacitação dos Manipuladores para melhoramento da Qualidade de Horticulturas da Área do CDT"

Saúde:
4. Bolsista: Paulo Roberto Meneses Garcia
Orientador: José Roberto Pereira de Sousa
Projeto: "Moscas Urbanas da cidade de Imperatriz –MA: Orientação para Feirantes e Comunidade do Entorno das Feiras Livres sobre as formas de controle das principais espécies"

Tecnologia
5. Bolsista: Válber dos Santos Barros
Orientador: Abisai de Oliveira Sousa
Projeto: "Sincronização e Superovulação de Vacas Bovinas Leiteiras nos Municípios de Imperatriz e Porto-Franco – MA."

A todos os Extensionistas do CESI, congratulações do fundo do coração e mente, em nome dos cinco alunos e Coordenadores premiados.
Por isso tenho a convicção que o Centro, como organismo sistêmico, avança. E como disse o amigo prof. Jorge Diniz lá na ilha durante o evento: "...nós de Imperatriz somos ousados..."
Abs
Expedito.

sábado, 11 de junho de 2011

MOSCAS URBANAS DA CIDADE DE IMPERATRIZ – MA: ORIENTAÇÃO PARA FEIRANTES E COMUNIDADE DO ENTORNO

MOSCAS URBANAS DA CIDADE DE IMPERATRIZ – MA: ORIENTAÇÃO PARA FEIRANTES E COMUNIDADE DO ENTORNO DAS FEIRAS LIVRES SOBRE AS FORMAS DE CONTROLE DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES

Área temática da Extensão: Saúde

Coordenador e orientador: Prof. M. Sc. José Roberto Pereira de Sousa - jrszoo@hotmail.com

Bolsista: Paulo Roberto Meneses Garcia – robertoimp@hotmail.com


Em Imperatriz, MA, a carência de um controle de moscas, torna-se uma rea¬lidade que se expressa no elevado índice de infestação deste inseto, verificado na zona urbana, como feiras e residências. ARAÚJO (2008), registrou em áreas urbanas da cidade moscas sinantrópicas das famílias Muscidae (Musca domestica) e Calliphoridae (Chrysomya putoria, C. megacephala, C. albiceps), sugerindo a necessidade de divulgação e orientação para a comunidade acerca da necessidade de prevenção e possíveis formas de controle dessas espécies. Objetivou-se neste estudo contribuir com a comunidade (feirantes e moradores do entorno das feiras do Mercadinho, Bacuri, Vila Nova, Nova Imperatriz e Santa Rita), informando sobre as espécies de moscas da cidade de Imperatriz, Ma, bem como desenvolver orientação sobre as formas de controle e prevenção. Foi realizado um diagnóstico visando conhecer os principais problemas com relação à presença destes insetos e as dificuldades de controle, sendo 100 questionários para feirantes (20 para cada feira) e 100 com os moradores (20 para cada ). No diagnóstico, constatou-se que para 69% dos Feirantes as moscas provocam incômodo; que 20% deles já detectaram presença de ovos de moscas nos produtos e que 60% deles fazem controle de moscas, utilizando algum produto. Com relação aos moradores, 66% deles fazem recolhimento adequado dos resíduos; 66% acreditam que as feiras é que são responsáveis pela proliferação e presença de moscas e apenas 36 % utilizam alguma medida de controle. A presença de ovos de moscas nos produtos e alimentos, registrados por feirantes, é um dado preocupante, pois nas visitas registrou-se a presença de moscas das famílias Calliphoridae, Sarcophagidae e Muscidae, que são envolvidas na transmissão de organismos causadores de várias doenças. Durante as visitas foi dado orientação para os feirantes e moradores acerca das medidas de controle e formas para evitar a proliferação das moscas sinantrópicas.

Palavras-chave: Moscas sinantrópicas; Feirantes; Controle de Insetos; Vetores


REFERÊNCIAS

ARAÚJO, V. S. 2008. A fauna de Calliphoridae (Insecta:Diptera) em dois ambientes antropizados ao longo de um trecho da Ferrovia Norte Sul, Imperatriz, Ma. Monografia de Graduação. Departamento de Química e Biologia, Centro de Estudos Superiores de Imperatriz, Universidade Estadual do Maranhão.

TEIXEIRA, .A. F. M.; A. A.. AMARO-FILHO; B. R. QUINTAES; E. C. L. DOS SANTOS; G. C. SURLIUGA. 2008. Controle de Mosca doméstica em área de disposição de resíduos sólidos no Brasil. Revista Engenharia Sanitária e Ambiental 13 (4): 365-370.

RIBEIRO, J. DE S. 2008. A fauna de Calliphoridae (Insecta:Diptera) em três áreas localizadas na zona rural do município de Imperatriz, Ma. Monografia de Graduação. Departamento de Química e Biologia, Centro de Estudos Superiores de Imperatriz, Universidade Estadual do Maranhão.

GARCIA, P. R. M. 2009. A Fauna de Califorídeos (Diptera: Oestroidea) em ambientes de Matas e de Cerrados do Município de Imperatriz, Ma. In: XXI Seminário de Iniciação Científica da UEMA. Livro de Resumos. (CD- ROM).

sexta-feira, 18 de março de 2011

EREB - NE 2011 - XXI ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIOLOGIA DO NORDESTE


Em nome da Entidade Nacional dos Estudantes de Biologia (ENEBIO) e da Comisão Organizadora do EREB 2011, convido-lhes a participar do XXI ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIOLOGIA DO NORDESTE, que será realizado de 18 a 22 de Abril de 2011 na UEMA em Imperatriz/MA. Este encontro abordará o tema "QUANDO O DISCURSO ESCONDE A FARSA: GRANDES EMPREENDIMANTOS NA REGIÃO AMAZÔNICA", e seria uma honra que todos participassem das discussões. Haverá Mesa-redondas, Grupos de Discussão, Apresentação de Trabalhos (Eixo Meio Ambiente e Educação/Formação Profissional), Ato Público, entre outras atividades contidas na programação abaixo.Confira a Programação.

GRADE DE PROGRAMAÇÃO DO EREB - NE 2011





Mais informações e inscrições em: www.biomafel.com.br

quinta-feira, 17 de março de 2011

Nos dias 17 e 18 de março está ocorrendo o I Seminário de Resíduos Sólidos e Urbanos da Mesorregião Tocantina em Imperatriz,




Organizado pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma); a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), o 1º Seminário de Resíduos Sólidos Urbanos da Mesorregião da Região Tocantina (Seresu) será realizado nos dias 17 e 18 de março, no auditório do Palácio do Comércio e Indústria (PCI), em Imperatriz.

Foi somente no ano passado, depois de 19 anos em tramitação no Congresso Nacional, que foi sancionada a Política acional de Resíduos Sólidos, que estabelece normas, direitos, deveres e responsabilidades para o descarte de resíduos sólidos por empresas, governos e pessoas. É essa discussão que será feita em março em Imperatriz.

A secretária-adjunta da Sepluma, Rubenyr Brígida, informou ontem à reportagem que serão debatidos temas sobre planos de saneamento e resíduos sólidos; políticas de resíduos sólidos; sistema de gerenciamento de resíduos sólidos; coleta transporte ambientalmente adequada de resíduos sólidos; reciclagem de resíduos sólidos, organização de catadores e qualificação de recursos humanos.

“Essa é uma problemática não apenas do município de Imperatriz, mas do país inteiro, pois não podemos fechar os olhos para essa questão ambiental”, disse ela, que observa a falta de responsabilidade dos segmentos que geram resíduos sólidos.


Público alvo

O seminário é destinado a profissionais e empresas do setor de resíduos sólidos, órgãos públicos municipais, estaduais e federais, estudantes, professores, ONG’s ambientalistas, consultores, catadores de materiais recicláveis e a sociedade civil de Imperatriz.

O seminário visa ainda ampliar a capacidade dos grandes geradores em reconhecer e atuar de forma os resíduos sólidos, no que tange o gerenciamento de sua operação, quanto à destinação ambientalmente adequada. “O evento também objetiva aprimorar as condições vigilantes da comunidade, visando alcançar a sustentabilidade ambiental e a inclusão social, onde assim poderá auxiliar o Governo e o Ministério Público no cumprimento de suas funções”, assinala.

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO DO DIA 18/03

Tema: Reciclagem e Compostagem

Palestrante: Professor Paulo Roberto da Silva Ribeiro, Farmacêutico, Bioquímico e Farmacêutico Industrial (UFJF), mestre em Agroquímica, Química Analítica Ambiental (UFV), doutor em Química, Química Analítica e Controle de Qualidade de Medicamentos (UNESP). Professor adjunto do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Em Imperatriz.

Horário: 8h30

Tema: “Experiências dos municípios em coleta seletiva”

Palestrante: Luís Henrique da Silva, catador de materiais recicláveis e membro da equipe de articulação nacional do Movimento Nacional de Catadores (MNC), de Belo Horizonte (MG).
Horário: 9h às 9h50

Mesa Redonda: “Experiência Municipais em Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos”
Horário: 10h20 às 12h


Tema: “O Papel da Incineração no Tratamento dos Resíduos Sólidos de Saúde e Industriais” Horário: 14h às 14h50

Tema: Apresentação de trabalhos científicos (pôster)
Horário: 14h55 às 15h40

15h40 às 16h – Intervalo / Realização de oficinas / reciclagem de Tetra Pak – responsável Rotary Club de Imperatriz

16h às 17h30 – Confecções de vassouras de garrafas PETI
Responsável: Cáritas Brasileiras

17h30 às 18h – Encerramento e entrega dos certificados

sexta-feira, 11 de março de 2011

Forte terremoto provoca tsunami e mata centenas de pessoas no Japão


Terremoto de 8,9 graus de magnitude - o maior da história do país - provoca destruição em dezenas de cidades e vilarejos

Um forte terremoto de 8,9 graus de magnitude atingiu nesta sexta-feira a costa nordeste do Japão, provocando um tsunami de ao menos sete metros em cidades na região norte do país. O último balanço oficial divulgado pelo governo informou que o tremor seguido de tsunami deixou ao menos 178 mortes confirmadas. Somando mortos e feridos, poderia haver mais de 1 mil vítimas, segundo a polícia. Só na costa de Sendai, há informações de que foram encontrados entre 200 e 300 corpos.

Previamente, a agência de notícias japonesa Kyodo chegou a afirmar que cerca de 88 mil poderiam ter desaparecido na tragédia. A informação, porém, ainda não foi confirmada por outras fontes.

O tremor danificou o sistema de resfriamento do reator 1 da estação elétrica de Fukushima Daiichi, um dos seis da instalação localizada na cidade de Onahawa, região de Miyagi, a 270 quilômetros a nordeste do Japão. Por causa do problema, o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, emitiu um alerta de emergência nuclear e anunciou um raio de 10 km de isolamento em torno da usina, que está com níveis de radioatividade 1 mil vezes acima do normal. Previamente, havia sido ordenada a retirada de milhares de residentes perto do local.


De acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), trata-se do maior terremoto registrado no Japão, o sétimo maior desde que os abalos começaram a ser listados e o quinto maior desde 1900. O tremor ocorreu às 14h46 do horário local (2h46 de Brasília) e teve epicentro no Oceano Pacífico, a 160 quilômetros da costa. Na quarta-feira, um tremor de 7,3 foi registrado na mesma área. O tremor foi 8 mil vezes mais forte do que o abalo que atingiu Christchurch, na Nova Zelândia, no mês passado, disseram cientistas.

Além de a costa nordeste ter sofrido vários abalos secundários após o tremor, um forte terremoto aconteceu no centro do país neste sábado (na tarde de sexta-feira em Brasília). O tsunami causado pelo tremor de 8,9 correu através do Oceano Pacífico a uma velocidade de 800 km/h - tão rápido quanto um jato -, antes de chegar ao Filipinas, Indonésia e Havaí e à Costa Oeste dos EUA, mas sem registro de grandes danos.

Leia mais em: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/forte+terremoto+provoca+tsunami+e+mata+centenas+no+japao/n1238148772147.html#1

segunda-feira, 7 de março de 2011

Festival Minha Vida Tem Sentido

IMPERATRIZ — Começou no sábado(05 de Março de 2011), no ginásio de esportes do Serviço Social da Industria (SESI), mais um Festival "Minha Vida tem Sentido" promovido pela Diocese de Imperatriz, por meio do Movimento de Renovação Carismática(RCC).

Até a próxima terça-feira varias pessoas participam da 21ª edição do festival que trás como tema “Animados com a tua palavra lançaremos as redes” baseado no livro de São Lucas (Lc 5,5).

Os convidados como pregadores este ano são Evandro Nunes, de São Paulo e André Luis, de Goiânia. O encerramento será com um show carismático e a missa celebrada por Dom Gilberto Pastana, bispo diocesano.

João Luís Torres, um dos coordenadores, explicou que o evento também pode ser chamado de carnaval, porém com a diferença de que nesse a programação é diferente voltada para a paz interior e o encontro com Deus.


Imagem de 2009, o tema bíblico naquele ano foi "A alegria do Senhor é a nossa força" do livro de Neemias 8,10.



Milhares de católicos passaram pelo Ginásio nos dias de realização do encontro. Na terça, dia do encerramento, era quase impossível entrar no ginásio.

Fontes:
Joao Rodrigues, Imirante

Diocese de Imperatriz

sábado, 5 de março de 2011

Inauguração antecipada do Novo Pavilhão do CESI-UEMA (obra que estava parada)

Inauguração antecipada do Novo Pavilhão do CESI-UEMA (obra que estava parada)

Olá! Depois de vários dias sem postar (isso não é a primeira vez) estou aqui novamente, o Aniversário da Obra foi muito utilíssimo começamos a ver os primeiros sinais, a obra está em andamento novamente, já estão dando alguns acabamentos e tem mais funcionários trabalhando para o andamento.
Lembro-me que no dia que tivemos a idéia de realizar o aniversário da obra estamos numa correria só, mas não era motivo nenhum que nos impedisse afinal sempre estamos em correria e quando deixamos um problema de lado, quando voltamos a ele este torna-se maior ainda.
No dia também foi uma correria tivemos que conseguir as coisas de última hora (mascara, roupa e faixa para a Governadora, os Seguranças tiveram que conseguir se produzir, foguete, bolo...) faltou a tesoura utilizamos um estilete pra cortar a faixa, pense em uma criatividade, foi uma correria só mas deu tudo certo. Ficamos felizes que a obra já está em andamento. Esperamos que seja concluída o quanto antes pois em breve entraram novas turmas.

Acompanhe o Vídeo da "Governadora" Inaugurando a Obra




Um dia antes recebemos a noticia que a o fornecimento de energia elétrica da UEMA séria cortado. A noticia veio como um baque pois não estavamos nem um pouco preparados, como poderiam cortar a energia de uma instituição pública. Vários alunos seriam prejudicados não só com a perca de aula mas também os projetos de pesquisa seriam prejudicados, pois interromper o fornecimento de energia elétrica de um laboratório ocasiona a morte de vários seres que estão, e compromete todo o andamento das pesquisas. Depois de algum tempo soubemos que o corte de energia foram em todos os Centros da UEMA.
Realizamos o primeiro ato de protesto pois o corte da energia, foi algo que indignou a todos, agradecemos a todos os estudantes estiveram presentes conosco, estavamos mais do que certos, agradecemos muito também a imprensa pela repercussão, rapidamente a energia foi religada e agradecemos também a Policia pois entenderam que estavamos bloqueando a rua para que todos pudessem ver o descaso com a UEMA, esperamos que melhore.
Vale lembrar que o CESI-UEMA dias antes estava sem internet, esperamos que fatos como esses não venham a ocorrer.

quinta-feira, 3 de março de 2011

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Concurso Polícia Militar Prefeitura / Agentes de Trânsito


Foto: Sidney Rodrigues
Por: Gidel Sena
Silvia Baptista

Será realizado um concurso para a Polícia Militar com previsão para liberação do edital entre janeiro e fevereiro de 2011.

Estima-se que a Polícia Militar do Maranhão, disponibilize cerca de 800 vagas para o cargo de soldado para ambos os sexos.

Para participar do concurso, é preciso possuir o Ensino Médio completo, ter alcançado aprovação no Vestibular e estar com idade limite de 28 anos.

O interessante deste concurso, é que os aprovados concluirão a formação ainda no primeiro semestre do ano, o que significa que após a divulgação do gabarito, a convocação para que os aprovados ingressem na corporação será quase de imediato, afastando aquela famosa ansiedade que se gera numa situação dessas.

Prefeitura fará concurso para a contratação de novos agentes de trânsito

O prefeito Sebastião Madeira anunciou em recente entrevista à imprensa a realização de concurso publico em 2011 para diversos setores da administração. As demandas, por determinação do prefeito, já estão sendo levantadas pela Secretaria de Administração.
Um dos setores que o prefeito já definiu que fará concurso é para o cargo agente de trânsito atualmente em número insuficiente para atender a demanda da cidade onde cada dia aumenta o número de veículos e conseqüentemente de infrações. Para fiscalizar o trânsito de Imperatriz a Secretaria de Trânsito dispõe apenas de 17 agentes.
Mas ainda não foi definida a data para a realização deste concurso, então agora a palavra de ordem é estudar!!

Leia Mais em: http://acontece.pro.br/index.php?pg=noticia&id=90

http://carloshermes.blogspot.com/2011/01/concurso-da-policia-militar.html





Fonte: http://carloshermes.blogspot.com/2011/01/concurso-da-policia-militar.html

http://acontece.pro.br/index.php?pg=noticia&id=90

domingo, 9 de janeiro de 2011

O Pequeno Príncipe


.....................................................................................
Le Petit Prince, conhecido como O Principezinho em Portugal e O Pequeno Príncipe no Brasil, é um romance do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (29 de junho de 1900, Lyon - 31 de julho de 1944, Mar Mediterrâneo), publicado em 1943 nos Estados Unidos. A princípio, aparentando ser um livro para crianças, tem um grande teor poético e filosófico.

É o livro francês mais vendido no mundo, cerca de 80 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro o peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 línguas ou dialetos.

Em Portugal, "O Principezinho" integra o conjunto de obras sugeridas para leitura integral, na disciplina de Língua Portuguesa, no 2º Ciclo do Ensino Básico.
No Japão há um museu para o personagem principal do livro, um jovem sonhador de cabelos louros e cachecol vermelho.

Clique no link abaixo para baixar o Livro:
.....................................................................................
Livro: O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupry
O Pequeno Príncipe - (PDF)
Créditos para: Livros Ebooks PT BR

.....................................................................................
ou ainda em áudio
.....................................................................................
O Pequeno Príncipe... agora também em áudio
O Pequeno Príncipe - Audiobook (mp3)

Créditos para: Sergio Portela
.....................................................................................
.....................................................................................

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
.....................................................................................

Logo abaixo, têm os vídeos (são três), com a história completa.
.....................................................................................





Segue, um trecho do livro, onde a frase é mencionada.

"E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia - disse a raposa.
- Bom dia - respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
- Eu estou aqui - disse a voz -, debaixo da macieira...
- Quem és tu? - perguntou o principezinho.
- Tu és bonita...
- Sou uma raposa - disse a raposa.
- Vem brincar comigo - propôs o principezinho. - Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo - disse a raposa. - Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa - disse o principezinho. Após uma reflexão, acrescentou:
- Que quer dizer "cativar"?
(...)
- Eu procuro amigos. Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida - disse a raposa. - Significa "criar laços"...
- Criar laços?
- Exatamente - disse a raposa. - Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil garotos. Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.
Serás para mim único no mundo. Eu serei para ti única no mundo...
(...)
- A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa. - Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
(...)
- Os homens esqueceram essa verdade - disse a raposa. - Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... - repetiu o principezinho, a fim de se lembrar."


Leia mais: http://www.vassourando.com/2008/05/o-pequeno-prncipe-para-baixar.html#ixzz1Aar4a0Px
Under Creative Commons License: Attribution

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

DOE SANGUE: Hemomar de Imperatriz pretende aumentar coleta de sangue no inicio do Ano.



Hemomar-Imperatriz

Rua Coriolano Milhomem
Imperatriz - MA, 65900-330
(0xx)99 3525-2737



“A época do carnaval é uma das mais críticas do ano, devido aos acidentes que geralmente ocorrem, sobrecarregando as emergências, e pela queda de mais de 50% no número de doadores voluntários. Dessa forma, é preciso que as reservas sejam aumentadas antes”, alertou Valma Costa, assistente social do Hemomar.

Doar sangue é um ato de amor que salva muitas vidas, portanto doe sangue você também, chame um amigo, um vizinho, um dia você pode precisar.

Mas como é utilizado esse sangue?
Quando alguém sofre um acidente e perde muito sangue é preciso fazer uma transfusão para repor a sangue que foi perdido. É também utilizado em cirurgias muito longas, para garantir e manter a quantidade de sangue necessária no paciente.

Algumas doenças como a hemofilia, que se caracteriza pela dificuldade do corpo em conter sangramentos, dependem quase que exclusivamente da solidariedade do próximo para sobreviver, ou seja, das doações.

Os tipos sanguineos são: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-. Procure saber qual é o seu tipo, saiba que é muito importante em caso de acidente.



Hemomar-Imperatriz

Rua Coriolano Milhomem
Imperatriz - MA, 65900-330
(0xx)99 3525-2737

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

FIQUENE MORRE EM SÃO LUIS




Faleceu, no início da noite deste domingo (02), em São Luís, o ex-governador do Maranhão, José de Ribamar Fiquene (80 anos). Ribamar Fiquene estava internado no hospital UDI. Ele lutava, há muito tempo, contra um câncer no pulmão.

Até o momento, nem o hospital, nem os familiares quiseram falar sobre a morte do ex-governador.

Trajetória

José de Ribamar Fiquene nasceu em Itapecuru-Mirim, em 27 de dezembro de 1930, filho de Wady Fiquene e Delaê Fiquene, mudou-se para Imperatriz, no Maranhão.

Formou-se em Direito, na Faculdade de Direito de São Luís, nos anos 50. Em seguida, retornou para Imperatriz, onde iniciou carreira política.

Carreira Política

Foi prefeito do município maranhense de Imperatriz, durante período de 1983 a 1988. Em 2 de abril de 1994, quando Edison Lobão se afasta do governo do Estado do Maranhão para concorrer ao Senado, Ribamar Fiquene assume o governo até 1º de janeiro de 1995.

Foi senador pelo Maranhão por três vezes. É membro da Academia Imperatrizense de Letras. Também são de sua autoria, a letra e a música do hino da cidade de Imperatriz.

Escritor e empresário, José de Ribamar Fiquene foi, também, promotor público, juiz de direito, professor e reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Ele era casado com Zenira Massoli Fiquene, e deixa oito filhos.

JOSÉ DE RIBAMAR FIQUENE, Magistrado, professor, músico, político e escritor maranhense. Prefeito de Imperatriz de 1º de janeiro de 1983 a 31 de janeiro de 1989, quando a cidade teve o maior crescimento cultural em sua história. É o autor da letra e música do Hino de Imperatriz, escolhido em concurso público em 1972. Ex-juiz de Direito da Comarca de Imperatriz nos anos 1970. Pioneiro na educação superior em Imperatriz, quando trouxe, na década de 70 do século passado, os primeiros cursos superior.

MUITA COMOÇÃO NO ENTERRO DE FIQUENE



O ex-governador Ribamar Fiquene é enterrado no cemitério Jardim da Paz, estrada de São José de Ribamar, MA-201. Centenas de pessoas, entre familiares, amigos e políticos acompanharam o cortejo fúnebre que saiu de carro da Assembleia Legislativa, no Cohafuma, e seguiu para o cemitério.

O que marcou o sepultamento do ex-governador foi a comoção de amigos e familiares, que proferiram vários cânticos e homenagens durante o enterro do político.

Após a chegada do corpo de Fiquene ao Jardim da Paz, várias pessoas ainda deram o último adeus ao ex-governador, senador, escritor, professor e reitor da UEMA, que foi sepultado no fim da manhã desta segunda-feira.
Na segunda-feira, 3 de janeiro de 2011 houve muita comoção no enterro de Fiquene.


Fonte: http://www.pnegrao.com.br/2011/01/fiquene-morre-em-sao-luis.html