domingo, 10 de outubro de 2010

:: Saúde :: TERÇOL Tudo que você sempre quis saber sobre... terçol


:: Saúde ::
TERÇOL
Tudo que você sempre quis saber sobre... terçol



Um hordéolo (conhecido popularmente como terçol, terçolho, treçolho ou viúvo) é um pequeno abscesso que ocorre na borda das pálpebras causado pela inflamação de glândulas sebáceas.
O hordéolo não comporta nenhuma gravidade especial, mas pode ser muito doloroso. A inflamação normalmente é causada por uma infecção bacteriana (Staphylococcus) e ocorre com muito mais freqüência em crianças.
Na maioria das vezes, o hordéolo pode ser seco mais rapidamente com a aplicação de compressas embebidas em água quente ou morna. Quando tratados, os hordéolos desaparecem em cerca de uma semana. Em casos mais graves, os médicos geralmente utilizam uma agulha para drenar o pus acumulado. Existem também pomadas elaboradas especificamente para tratar os hordéolos, normalmente compostas por eritromicina.

Apesar de comum, poucos sabem de onde vem e por que o terçol vai embora. Confira aqui as dúvidas mais freqüentes e entenda mais sobre essa condição facilmente tratável
Adriana Plut
Como saber se estou com terçol?
A sensação é de um corpo estranho ou areia no olho afetado, que fica muito sensível. “O paciente pode notar um nódulo na porção interna ou externa da pálpebra, que fica inchada, avermelhada e quente”, explica a oftalmologista Consuelo Adan, vice-diretora médica do Banco de Olhos do Hospital São Paulo.
É fácil diferenciar a conjuntivite do terçol: no primeiro, a pessoa fica com o olho inteiro vermelho, enquanto no segundo observa-se um inchaço na pálpebra, com uma elevação localizada.

O que causa a elevação?
O terçol é a inflamação das glândulas responsáveis pela secreção sebácea, localizadas nas pálpebras. O terçol surge quando essa secreção não é eliminada. “Como existem milhares de glândulas, o terçol pode aparecer em vários locais do olho”, esclarece Luciene Barbosa de Souza, professora afiliada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Existem vários tipos de terçol?
O nódulo pode ser externo ou interno (proveniente de glândulas sebáceas na parte interna das pálpebras) e a doença pode ter diversas fases. “Na fase em que está inflamado, o terçol é chamado de hordéolo e pode evoluir de três maneiras: ou vem e desaparece, ou a bolinha estoura, eliminando uma secreção amarelada, ou os sinais inflamatórios desaparecem e a glândula continua obstruída, mas indolor”, diz a oftalmologista Luciene.

A doença pode evoluir para casos mais graves?
Raramente. Segundo Consuelo, não é comum os hordéolos evoluírem para celulites orbitárias, que são quadros graves e necessitam de antibióticos sistêmicos. “Se o terçol infeccioso não for tratado, pode evoluir para uma inflamação em toda a região”, explica Luciene.

Como tratar?
Recomenda-se apenas que o paciente faça compressas com água filtrada morna ou soro fisiológico várias vezes ao dia. “Isto é feito para que a secreção seja drenada espontaneamente”, explica Consuelo. “Se isto não ocorrer de forma natural, o oftalmologista pode drenar artificialmente com material apropriado, sob anestesia tópica”.

Fuja do mito de que a compressa deve ser feita com água boricada – ela pode causar alergia. E não utilize colírios sem consultar o oftalmologista. “Muitos colírios contêm corticóide, o que faz com que a dor diminua, mas a substância segurará o processo, criando mais dificuldade para drenar”, continua.

O terçol é contagioso?
Não. “Às vezes algumas pessoas chegam no consultório dizendo que o terçol passou de um olho para o outro”, diz Consuelo. “Isso não acontece.”

Existe alguma maneira de prevenir?
O terçol ocorre mais freqüentemente em pessoas com algum tipo de disfunção das glândulas, como acne recorrente. “Nesses casos, a única maneira de prevenir é tratando a doença de base ou higienizando as pálpebras com produtos adequados”, explica Luciene.

Obs: Deve ter imaginado por que postei isso.

Referências

http://www.2020brasil.com.br/publisher/preview.php?edicao=0305&id_mat=1039
http://yourtotalhealth.ivillage.com/are-styes-contagious.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.