domingo, 24 de outubro de 2010



Alan Weisman oferece uma visão do que aconteceria ao planeta com a nossa ausência, o que aconteceria ao mundo, se todos desaparecessemos de um segundo para outro.

Como se daria o colapso das cidades, o desaparecimento dos sinais da humanidade por completo, e que itens do nosso dia-a-dia, se tornariam imortalizados como fósseis. Plástico, bronze, ondas de rádio e algumas moléculas manufaturadas pelo homem, seriam nossos presentes à eternidade do universo?

The World Without Us revela como, apenas alguns dias depois que os humanos desaparecem, as inundações nos metrôs de Nova York iriam começar a minar a cidade e suas fundações, a selva de asfalto daria lugar a selva de verdade. Fábricas antes poluentes se converteriam em santuários silvestres e bilhões de aves surgiriam, e as baratas, em cidades não aquecidas, pereceriam.

Com base na experiência de engenheiros, cientistas atmosféricos, artistas, zoólogos, engenheiros de petróleo, biólogos marinhos, astrofísicos, líderes religiosos de rabinos ao Dalai Lama, e paleontólogos que descrevem o mundo pre-humano da megafauna, com preguiças gigantes que eram mais altas que mamutes, Weisman ilustra o que o planeta pode vir a se tornar, revelando a tremenda capacidade da Terra para se curar sozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.