quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

GENÉTICA - RESUMO

A Genética é a ciência que estuda os genes, a hereditariedade e a variação dos organismos. Através de seu estudo é possível descobrir como as características biológicas são transmitidas de geração para geração. Desde a pré-história os humanos utilizavam seus conhecimentos de genética através da domesticação e cruzamento seletivo de animais e plantas.
Mas só descobrimos mais sobre essa ciência através do monge e pesquisador Gregor Mendel, o qual em 1866 estabeleceu pela primeira vez os padrões de hereditariedade de algumas características de ervilhas.

Através de seus estudos com as ervilhas, Mendel descobriu que as características das ervilhas obedeciam a regras estatísticas simples, porém nem todas as características obedecem a esse padrão, mas através disso Mendel provou que a aplicação da estatística à genética poderia ser de grande utilidade. Mendel também definiu o conceito de alelo como sendo a unidade fundamental da hereditariedade, esse alelo seria o gene na visão de Mendel, mas nos dias de hoje o termo alelo é usado para designar uma variante de um gene.

Somente após sua morte no início do século XX, é que seu trabalho foi redescoberto e entendido e assim foi lhe dado o devido valor, tanto que Mendel é considerado hoje o “Pai da Genética”.

Na época de Mendel também existiam outros estudiosos que tentavam entender a Genética, mas somente ele teve sucesso, pois ao contrário dos outros ele estudava e tentava compreender cada característica do ser vivo, como no caso das ervilhas, características quanto à altura, cor, entre outros e somente quando conseguia compreender uma é que se dedicava à outra.

Outro fator para o sucesso do pesquisador é o método que ele usava, onde escolhia o material, características constantes e o tratamento dos seus resultados, além disso, as ervilhas, objetos de seus estudos, é uma espécie que possui um ciclo de vida curto, suas flores são hermafroditas, o que permite a auto-fecundação, características variadas e o método empregado na organização das experimentações eram associados à aplicação da estatística, estimando matematicamente os resultados obtidos.

Depois de Mendel vieram outros pesquisadores que estudaram a funda a genética, fazendo outras descobertas importantes, como Watson e Crick que em 1953 mostraram a base física da informação genética, os ácidos nucléicos, chamados de DNA. Essa descoberta foi essencial para o surgimento da moderna Biologia Molecular.

Hoje sabemos que através dos genes herdados pelos nossos pais, nossas características em todos os aspectos são formadas, como cor dos olhos, pele, cabelo, entre outras. Através dos estudos da Genética foram feitas muitas descobertas que auxiliam muito atualmente como prevenção e tratamento de doenças como asma e câncer, terapia genética que substitui genes doentes por genes sadios, ajuda a identificar anormalidades cromossômicas durante o desenvolvimento embrionário, utilização de terapias gênicas, como medidas corretivas, estudo de mutações, clonagem entre outros.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.