enviado por Nicole Carvalho
A resposta do estudante não está totalmente correta. Como a osmose é o deslocamento de solvente do meio hipotônico para o meio hipertônico de forma passiva, e a água que consumimos, de forma geral, tem uma concentração de sais menor do que 1%, a tendência é que as células, tanto vegetais quanto animais, sejam hipertônicas em relação a essa água e, portanto, absorvam água. Temos aqui dois pontos importantes.
O primeiro é que as células do alface possuem uma concentração de sais menor do que a célula da epiderme humana, e portanto vai absorver água mais lentamente. O segundo ponto é a cobertura sobre os tecidos em questão. A epiderme do alface possui a cutícula, uma camada de um cerídeo (cutina) que diminui ainda mais a absorção de água.
Já a epiderme humana possui uma cobertura de queratina, uma proteína. Essa camada de queratina é mais espessa nos pés e nas mãos, e é exatamento por isso que somente essas partes do corpo ficam enrugadas, e o restante de nossa pele continua com aparência normal. Essa queratina presente na epiderme absorve água, enquanto a derme (segunda camada da pele) não se altera. Devido a isso, a queratina fica impedida de se esticar e aumentar o seu volume, e então se enruga como uma estratégia para armazenar a água absorvida. Felizmente depois a queratina perde a água, e a epiderme volta à sua aparência normal.
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/pergunte-professor/biologia-celulas-729540.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_guiadoestudante
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.