sexta-feira, 18 de março de 2011

EREB - NE 2011 - XXI ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIOLOGIA DO NORDESTE


Em nome da Entidade Nacional dos Estudantes de Biologia (ENEBIO) e da Comisão Organizadora do EREB 2011, convido-lhes a participar do XXI ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIOLOGIA DO NORDESTE, que será realizado de 18 a 22 de Abril de 2011 na UEMA em Imperatriz/MA. Este encontro abordará o tema "QUANDO O DISCURSO ESCONDE A FARSA: GRANDES EMPREENDIMANTOS NA REGIÃO AMAZÔNICA", e seria uma honra que todos participassem das discussões. Haverá Mesa-redondas, Grupos de Discussão, Apresentação de Trabalhos (Eixo Meio Ambiente e Educação/Formação Profissional), Ato Público, entre outras atividades contidas na programação abaixo.Confira a Programação.

GRADE DE PROGRAMAÇÃO DO EREB - NE 2011





Mais informações e inscrições em: www.biomafel.com.br

quinta-feira, 17 de março de 2011

Nos dias 17 e 18 de março está ocorrendo o I Seminário de Resíduos Sólidos e Urbanos da Mesorregião Tocantina em Imperatriz,




Organizado pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma); a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), o 1º Seminário de Resíduos Sólidos Urbanos da Mesorregião da Região Tocantina (Seresu) será realizado nos dias 17 e 18 de março, no auditório do Palácio do Comércio e Indústria (PCI), em Imperatriz.

Foi somente no ano passado, depois de 19 anos em tramitação no Congresso Nacional, que foi sancionada a Política acional de Resíduos Sólidos, que estabelece normas, direitos, deveres e responsabilidades para o descarte de resíduos sólidos por empresas, governos e pessoas. É essa discussão que será feita em março em Imperatriz.

A secretária-adjunta da Sepluma, Rubenyr Brígida, informou ontem à reportagem que serão debatidos temas sobre planos de saneamento e resíduos sólidos; políticas de resíduos sólidos; sistema de gerenciamento de resíduos sólidos; coleta transporte ambientalmente adequada de resíduos sólidos; reciclagem de resíduos sólidos, organização de catadores e qualificação de recursos humanos.

“Essa é uma problemática não apenas do município de Imperatriz, mas do país inteiro, pois não podemos fechar os olhos para essa questão ambiental”, disse ela, que observa a falta de responsabilidade dos segmentos que geram resíduos sólidos.


Público alvo

O seminário é destinado a profissionais e empresas do setor de resíduos sólidos, órgãos públicos municipais, estaduais e federais, estudantes, professores, ONG’s ambientalistas, consultores, catadores de materiais recicláveis e a sociedade civil de Imperatriz.

O seminário visa ainda ampliar a capacidade dos grandes geradores em reconhecer e atuar de forma os resíduos sólidos, no que tange o gerenciamento de sua operação, quanto à destinação ambientalmente adequada. “O evento também objetiva aprimorar as condições vigilantes da comunidade, visando alcançar a sustentabilidade ambiental e a inclusão social, onde assim poderá auxiliar o Governo e o Ministério Público no cumprimento de suas funções”, assinala.

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO DO DIA 18/03

Tema: Reciclagem e Compostagem

Palestrante: Professor Paulo Roberto da Silva Ribeiro, Farmacêutico, Bioquímico e Farmacêutico Industrial (UFJF), mestre em Agroquímica, Química Analítica Ambiental (UFV), doutor em Química, Química Analítica e Controle de Qualidade de Medicamentos (UNESP). Professor adjunto do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Em Imperatriz.

Horário: 8h30

Tema: “Experiências dos municípios em coleta seletiva”

Palestrante: Luís Henrique da Silva, catador de materiais recicláveis e membro da equipe de articulação nacional do Movimento Nacional de Catadores (MNC), de Belo Horizonte (MG).
Horário: 9h às 9h50

Mesa Redonda: “Experiência Municipais em Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos”
Horário: 10h20 às 12h


Tema: “O Papel da Incineração no Tratamento dos Resíduos Sólidos de Saúde e Industriais” Horário: 14h às 14h50

Tema: Apresentação de trabalhos científicos (pôster)
Horário: 14h55 às 15h40

15h40 às 16h – Intervalo / Realização de oficinas / reciclagem de Tetra Pak – responsável Rotary Club de Imperatriz

16h às 17h30 – Confecções de vassouras de garrafas PETI
Responsável: Cáritas Brasileiras

17h30 às 18h – Encerramento e entrega dos certificados

sexta-feira, 11 de março de 2011

Forte terremoto provoca tsunami e mata centenas de pessoas no Japão


Terremoto de 8,9 graus de magnitude - o maior da história do país - provoca destruição em dezenas de cidades e vilarejos

Um forte terremoto de 8,9 graus de magnitude atingiu nesta sexta-feira a costa nordeste do Japão, provocando um tsunami de ao menos sete metros em cidades na região norte do país. O último balanço oficial divulgado pelo governo informou que o tremor seguido de tsunami deixou ao menos 178 mortes confirmadas. Somando mortos e feridos, poderia haver mais de 1 mil vítimas, segundo a polícia. Só na costa de Sendai, há informações de que foram encontrados entre 200 e 300 corpos.

Previamente, a agência de notícias japonesa Kyodo chegou a afirmar que cerca de 88 mil poderiam ter desaparecido na tragédia. A informação, porém, ainda não foi confirmada por outras fontes.

O tremor danificou o sistema de resfriamento do reator 1 da estação elétrica de Fukushima Daiichi, um dos seis da instalação localizada na cidade de Onahawa, região de Miyagi, a 270 quilômetros a nordeste do Japão. Por causa do problema, o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, emitiu um alerta de emergência nuclear e anunciou um raio de 10 km de isolamento em torno da usina, que está com níveis de radioatividade 1 mil vezes acima do normal. Previamente, havia sido ordenada a retirada de milhares de residentes perto do local.


De acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), trata-se do maior terremoto registrado no Japão, o sétimo maior desde que os abalos começaram a ser listados e o quinto maior desde 1900. O tremor ocorreu às 14h46 do horário local (2h46 de Brasília) e teve epicentro no Oceano Pacífico, a 160 quilômetros da costa. Na quarta-feira, um tremor de 7,3 foi registrado na mesma área. O tremor foi 8 mil vezes mais forte do que o abalo que atingiu Christchurch, na Nova Zelândia, no mês passado, disseram cientistas.

Além de a costa nordeste ter sofrido vários abalos secundários após o tremor, um forte terremoto aconteceu no centro do país neste sábado (na tarde de sexta-feira em Brasília). O tsunami causado pelo tremor de 8,9 correu através do Oceano Pacífico a uma velocidade de 800 km/h - tão rápido quanto um jato -, antes de chegar ao Filipinas, Indonésia e Havaí e à Costa Oeste dos EUA, mas sem registro de grandes danos.

Leia mais em: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/forte+terremoto+provoca+tsunami+e+mata+centenas+no+japao/n1238148772147.html#1

segunda-feira, 7 de março de 2011

Festival Minha Vida Tem Sentido

IMPERATRIZ — Começou no sábado(05 de Março de 2011), no ginásio de esportes do Serviço Social da Industria (SESI), mais um Festival "Minha Vida tem Sentido" promovido pela Diocese de Imperatriz, por meio do Movimento de Renovação Carismática(RCC).

Até a próxima terça-feira varias pessoas participam da 21ª edição do festival que trás como tema “Animados com a tua palavra lançaremos as redes” baseado no livro de São Lucas (Lc 5,5).

Os convidados como pregadores este ano são Evandro Nunes, de São Paulo e André Luis, de Goiânia. O encerramento será com um show carismático e a missa celebrada por Dom Gilberto Pastana, bispo diocesano.

João Luís Torres, um dos coordenadores, explicou que o evento também pode ser chamado de carnaval, porém com a diferença de que nesse a programação é diferente voltada para a paz interior e o encontro com Deus.


Imagem de 2009, o tema bíblico naquele ano foi "A alegria do Senhor é a nossa força" do livro de Neemias 8,10.



Milhares de católicos passaram pelo Ginásio nos dias de realização do encontro. Na terça, dia do encerramento, era quase impossível entrar no ginásio.

Fontes:
Joao Rodrigues, Imirante

Diocese de Imperatriz

sábado, 5 de março de 2011

Inauguração antecipada do Novo Pavilhão do CESI-UEMA (obra que estava parada)

Inauguração antecipada do Novo Pavilhão do CESI-UEMA (obra que estava parada)

Olá! Depois de vários dias sem postar (isso não é a primeira vez) estou aqui novamente, o Aniversário da Obra foi muito utilíssimo começamos a ver os primeiros sinais, a obra está em andamento novamente, já estão dando alguns acabamentos e tem mais funcionários trabalhando para o andamento.
Lembro-me que no dia que tivemos a idéia de realizar o aniversário da obra estamos numa correria só, mas não era motivo nenhum que nos impedisse afinal sempre estamos em correria e quando deixamos um problema de lado, quando voltamos a ele este torna-se maior ainda.
No dia também foi uma correria tivemos que conseguir as coisas de última hora (mascara, roupa e faixa para a Governadora, os Seguranças tiveram que conseguir se produzir, foguete, bolo...) faltou a tesoura utilizamos um estilete pra cortar a faixa, pense em uma criatividade, foi uma correria só mas deu tudo certo. Ficamos felizes que a obra já está em andamento. Esperamos que seja concluída o quanto antes pois em breve entraram novas turmas.

Acompanhe o Vídeo da "Governadora" Inaugurando a Obra




Um dia antes recebemos a noticia que a o fornecimento de energia elétrica da UEMA séria cortado. A noticia veio como um baque pois não estavamos nem um pouco preparados, como poderiam cortar a energia de uma instituição pública. Vários alunos seriam prejudicados não só com a perca de aula mas também os projetos de pesquisa seriam prejudicados, pois interromper o fornecimento de energia elétrica de um laboratório ocasiona a morte de vários seres que estão, e compromete todo o andamento das pesquisas. Depois de algum tempo soubemos que o corte de energia foram em todos os Centros da UEMA.
Realizamos o primeiro ato de protesto pois o corte da energia, foi algo que indignou a todos, agradecemos a todos os estudantes estiveram presentes conosco, estavamos mais do que certos, agradecemos muito também a imprensa pela repercussão, rapidamente a energia foi religada e agradecemos também a Policia pois entenderam que estavamos bloqueando a rua para que todos pudessem ver o descaso com a UEMA, esperamos que melhore.
Vale lembrar que o CESI-UEMA dias antes estava sem internet, esperamos que fatos como esses não venham a ocorrer.

quinta-feira, 3 de março de 2011